top of page
design Livro

100 anos de vida de José Saramago

Assinalou-se a 16 de novembro de 2022 o centenário do nascimento de José Saramago.
Neste dia, durante as aulas de português, falamos um pouco sobre este escritor que foi tão importante para a literatu
ra do nosso país. Falamos das suas obras, especialmente daquelas que já contactamos A maior flor do mundo e a Ilha desconhecida. No entanto, também ficamos a saber que escreveu outros livros e romances que iremos estudar no secundário, como por exemplo O Memorial do Convento.
Soubemos ainda que foi o único escritor português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, em 1998.
Concluindo, nos próximos anos, iremos cruzarmo-nos, certamente, com Saramago e com a sua obra. Estamos curiosos! Até lá!

                                                                                                                                                                                        Equipa redatorial
 

58 - Cópia.jpg
500x - Cópia.jfif

100 anos de Agustina Bessa-Luís

Quem já ouviu falar do livro Dentes de rato?
Nós ouvimos! 

É a história de uma menina, Lourença, que mordia todos os frutos que estavam na fruteira, ficando com “duas dentadinhas já secas e onde a pele mirrara”, as quais denunciavam a sua presença. Devido a esta característica, ficou-lhe a alcunha Dentes de Rato. É um conto infantil que cativa e que foi escrito por Agustina Bessa-Luís para os leitores mais novos. Agustina Bessa-Luís é o nome da autora deste conto.
Para além deste conto infantil, Agustina escreveu muitos mais obras e recebeu inúmeros prémios literários. Nasceu a 15 de outubro 1922, em Vila Meã, Amarante e faria, este ano, 100 anos! 

                                                                                                                                                                                      Equipa redatorial

AGUSTINA-BESSA-LUÍS-Foto-17 - Cópia.jpg
1565629366-dentes-de-rato-agustina-bessa-luis.jpg

Livros para descobrir na Biblioteca da Escola

A Biblioteca escolar da Escola Básica de Santa Bárbara dinamizou, durante o mês de outubro, atividades de formação de utilizadores, dirigidas aos alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico. Os alunos das turmas envolvidas visualizaram PowerPoint com elementos informativos relacionados com a atividade educativa da Biblioteca. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer livros que fazem parte da coleção da Biblioteca escolar, aprendendo o modo como estes são organizados no seu espaço. Para o ano letivo de 2022 / 2023, a Rede de Bibliotecas Escolares escolheu o tema “Ler para a paz e a harmonia globais”. No sentido de ser abordado tal tema, foi selecionado um conto tradicional do Camboja que, através da sua narrativa, valoriza a vida, a paz e a harmonia. Disponibilizamos o PowerPoint apresentado aos alunos do 5.º ano de escolaridade.
                                                                                                                                                Carolina Sequeira, Leonor Moreira, 7.ºC.

Poesia

Rosas

Vermelha como sangue, tem espetos como agulhas, 
sua beleza irredutível é observada por muitos com angústia, amor, medo, apreço... 
...eu vejo-a como um poema...
suas pétalas são camadas...
seu cheiro, como os momentos da vida...
seu caule é duro e com espinhos...
ela desabrocha
como o amor...
e murcha como a dor!

Lay - 8ºB
(Pseudónimo)


A vida

A vida deixa-nos viver, mas somos escravos de consequências! 
Por um lado, controlamos as nossas escolhas, mas por outro, somos como folhas levadas ao vento, lançadas na sorte ao futuro incerto, vivendo na esperança de cair em um local, cercado de seus iguais, onde se possa ser amado e feliz!
Será que o meu vento me levará para ti? 
Apenas rezo para um dia cair em teus braços.

Sonho
Afogo-me na sensação que tudo é sonho,
já não tenho certeza do ontem, quem dirá do amanhã!

O brilho falso em meus olhos
ofusca o brilho (ainda mais falso)
dos olhos de quem olha para mim.

Tantas foram as vezes que gritei por socorro
e tantas foram as vezes que permaneci em apuros
"toda a criatura, neste mundo, morre sozinha" isso eu aceito,
mas viver só tem parecido punição!
Punição? Pesadelo?
Tudo... menos...sonho!


Lay - 8ºB
(Pseud
ónimo)

Textos de opinião

Nós e as redes sociais


No mundo dos jovens, existem muitas redes sociais, sendo as mais populares o Instagram,o Tiktok, o Twiter e o Youtube, por exemplo.
O Instagram tem como objetivo a comunicação, o que os outros estão a fazer no próprio momento e curtir o que os outros publicam. No Tiktok, conseguimos ver e partilhar videos curtos e comunicar. O Twiter tem como objetivo
expressar aquilo que nós achamos sobre a nossa realidade. No Youtube, podemos ver vídeos de acordo com a nossa pesquisa.
Na nossa opinião, o Instagram é o que faz pior à saúde mental dos jovens. Isto porque começamos a compararmo-nos como os outros ("aquele tem um carro e e eu não."), e as pessoas julgam-nos por tudo aquilo que somos e ou fazemos.  O mais grave é que desconhecidos podem mandar mensagens com finalidades perigosas.
As redes sociais são ótimas como meios de comunicação e de divertimento, mas por outro lado, elas podem afetar a saúde mental dos jovens devido à pressão psicológica que exercem, às críticas e às mensagens perigosas que por elas veiculam.
Joana Sousa e Leonor Carvalho 8ºB


Na nossa opinião, as redes sociais mais ativas entre os jovens são o Instagram e o TikTok.
O Instagram tem o objetivo de publicar fotos e compartilhar um pouco da vida de cada um; já o TikTok é usado para criar entretenimento. 
Tanto o TikTok como o Instagram deixam as pessoas viciadas e, muitas vezes, deixam-nas sem autoestima ou com ela muito defraudada.
As redes sociais podem ser muito boas, e disso não temos dúvida, face às enormes vantagens no âmbito da comunicação entre as pessoas, mas ao mesmo tempo, elas podem ser muito críticas! Porém, na nossa maneira de ver, e na maior parte do ponto de vista dos jovens, elas parecem inofensivas, divertidas e o melhor passatempo do mundo, no entanto, elas podem ser piores do que imaginamos se não forem usadas com conhecimento e cuidado.
Por tudo que dissemos, devemos ter cuidado na utilização das diferentes redes sociais, aprendermos a protegermo-nos dos seus malefícios, para que as possamos usar porque, sem qualquer dúvida, todos nós as apreciamos!


Maria Inês Nº16 e Maria Adelaide Nº15 8ºB 

Loghi-socials.jpg
bottom of page