top of page
Fogos de artifício

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência na Bela Vista

No dia 6 de dezembro de 2022 na Escola Básica de Bela Vista, comemoramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Todos os alunos debateram esta temática e realizaram alguns trabalhos que ficaram expostos na escola.

 

Prof. Olga Martins
 

THANKSGIVING

    No passado dia 24 de novembro, celebrou-se, pela primeira vez, na nossa escola, o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças). Todos os alunos  do 2.º ciclo fizeram  “Thankful Turkeys”, agradecendo por tudo o que têm de bom nas suas vidas e expuseram-nos nas suas salas base. Os professores e os funcionários também participaram nesta atividade.

Texto Thanksgiving.png
Thankful turkey.jpg
Thankful turkey_2.jpg

Um estendal que se deve estender ao mundo

Cidadania e Direitos da Criança 

No dia 20 de novembro, comemorou-se o 33º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança e os alunos dos 1º e 2º ciclos, respondendo ao desafio da Comissão Nacional, assinalando esta data histórica, com a realização de uma atividade muito participada, colorindo as escolas com as cores que os direitos das crianças devem transmitir.
Sabemos da importância desta iniciativa e de insistirmos em falar desta temática, pois infelizmente, ainda há muitas crianças que não veem garantidos os seus direitos. A Convenção sobre os direitos da criança é um documento inovador que transformou a visão tradicional sobre a infância e sobre as crianças. Pela primeira vez, a infância é reconhecida como uma fase única, com valor próprio, e as crianças são vistas como seres plenos de direitos.

Com a realização destes diferentes estendais, contribuiu-se para a divulgação desta Convenção, em prol do Superior interesse das crianças do mundo que habitamos.

                                                                                                                                   Coordenação de Cidadania e Desenvolvimento

Estendal.jpg

EB1 de Montezelo em Festa !!! 

  Celebração do 33º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Crianças 

   

No dia 21 de novembro, pelas 11h30m as turmas do 3º e 4º anos da E.B.1 de Montezelo convidaram todos os alunos e professores para assistirem a uma celebração.    Como andam a trabalhar o Projeto da Unicef, “Educação pelos Direitos da Criança “, nas aulas do Porto Seguro, os alunos quiseram mostrar os trabalhos onde tanto se empenharam.

Começaram por apresentar um breve resumo sobre a Convenção dos Direitos da Criança e do seu significado, de seguida declamaram um excerto do poema de Matilde Rosa Araújo: “Os Direitos da Criança “. Foram lidos alguns textos e poemas escritos pelos o título: Ser criança é…, posteriormente o 3º ano construiu um puzzle, vivo, alusivo ao tema. Por fim e em conjunto cantaram um RAP.
Estiveram presentes a diretora do Agrupamento, Suzana Sistelo e a coordenadora TEIP, professora Maria do Céu que elogiaram esta iniciativa e o trabalho realizado pelos alunos dos 3º C e do 4º D, envolvidos no projeto.
No final do evento, foi oferecida uma boneca com alguns Direitos da Criança às professoras convidadas.  A diretora encerrou a sessão e emocionada lembrou a importância de que as crianças devem ser bem tratadas e respeitadas. 

Leonor SilvaMafalda Moreira; Maria Monteiro - 4.ºD
 

Criança_montezelo.jpg
Crianças_montezelo.jpg

A Convenção dos Direitos da Criança

Escola pelos Direitos da Criança - UNICEF


     No dia 21 de novembro de 2022, na EB1 da Bela Vista, foi assinalada a Comemoração da Convenção dos Direitos da Criança, que foi ratificada por Portugal, no dia 20 de novembro de 1989.  A assinatura deste tratado, por Portugal, é importante para que o povo português saiba que as crianças têm direitos, mas também deveres. Os Direitos da Criança foram elaborados por Eglantyne Jebb e adotado pelas Liga das Nações em 1924, e aprovado pelas Nações Unidas. 
A Assembleia, que é uma reunião onde vários participantes debatem um objetivo comum, foi realizada pelos alunos do 3º e 4º ano, na presença da Diretora do Agrupamento Drª Suzana Sistelo e dos professores.
Pelas 10h os alunos começaram a entrar no polivalente com o objetivo de apresentarem as suas poesias, subordinadas ao tema “Ser criança é…..”  e os Direitos da Criança sorteados na sala de aula e interpretados por palavras mais simples.
A diretora encerrou a sessão com um pequeno discurso recordando que há direitos, mas também deveres que devem ser cumpridos.
Para finalizarmos esta atividade, fizemos um estendal com os Direitos da Criança no qual todas as turmas participaram.

                                                                                                                                                             Gabriela Araújo e João Silva, 4.ºB

Criança_bel_vista.jpg
criança_bela_vista.jpg

Dia de São Martinho

O Dia de São Martinho é celebrado a 11 de novembro.
Este dia é uma das celebrações que marcam o outono e a tradição exige que se celebre a data com um magusto, que consiste no consumo de castanhas assadas. A tradição é tão popular que o Dia de São Martinho também é lembrado como o Dia das castanhas. As pessoas comem castanhas
e bebem vinho novo.

LENDA DO SÃO MARTINHO
A lenda conta que, certo dia, um soldado romano chamado Martinho estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Para protegê-lo um pouco do frio, Martinho rasgou a sua capa ao meio e deu uma metade ao mendigo. Nesse momento, o tempo aqueceu. A mudança do estado do tempo terá sido a recompensa recebida por Martinho, devido à sua bondade para com aquele homem. Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho, o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedera com o soldado Martinho. Este acontecimento é popularmente conhecido como o “verão de São Martinho”.


Beatriz Batista, Gabriel Pereira, Maria Ribeiro - 7º C. 
 

são_martinho.png

Dia do cancro da mama / SIDA

PES - Projeto Educação Para a Saúde

Entrevista com a Coordenadora PES

No dia 4 de novembro, na Escola Básica de Santa Bárbara, realizaram-se atividades sobre o Dia do Cancro da Mama. Todo o Agrupamento participou na atividade (Onda Rosa), que contou com a participação dos professores e dos alunos. A professora Fátima Correia foi a nossa entrevistada. Foi ela e a restante equipa do Recanto que se responsabilizaram por estas atividades.

Jornalista - Quais foram as atividades mais interativas que foram realizadas no Recanto, no âmbito do Dia da prevenção do Cancro da Mama e da SIDA?

Professora Fátima Correia - O Recanto é um espaço que está aberto à comunidade escolar. No Recanto, fazemos muitas atividades, mas algumas são feitas na sala de aula. 

A equipa PES desenhou as palavras "Onda Rosa" e todos os alunos colocaram uma frase escrita num laço rosa, nesse desenho. Também fizemos outra atividade que contou com os professores e com os alunos. Cada aluno, quando completava 350 passos, colocava um autocolante rosa num painel que tinha as palavras "Onda Rosa". No Dia Mundial da Luta Contra a SIDA,  apresentamos nas turmas um vídeo a explicar o que é a SIDA.

Jornalista - Qual o envolvimento dos alunos nestas atividades?
Professora Fátima Correia - A atividade da "Onda Rosa" foi estrondosa, porque toda a comunidade escolar participou, pois todos tiveram a oportunidade de escrever uma frase nos laços.

Jornalista - Que conselhos poderá dar aos alunos para que eles fiquem mais sensibilizados para prevenir estes dois graves problemas?
Professora Fátima Correia - Sempre que precisem de ajuda, o Recanto está aqui para os ajudar. Nós queremos que os alunos estejam sempre prevenidos antes de acontecer alguma coisa.

As atividades feitas pela equipa do Recanto são interativas e dinâmicas, envolvendo toda a comunidade educativa.

Joana Sousa e Leonor Carvalho 8ºB

 Halloween Festival


    Did you know that Halloween comes from the ancient Celtic festival called Samhain? 
Samhain was the Celtic New Year and they celebrated it on 1st November because that was the end of summer and harvest time (life) and the beginning of winter (death). It was also the time for ghosts to return to earth for a day. People used to light a big fire and wear special clothes made of animal skin to be safe from the ghosts and the winter. 
    Although Americans celebrate Halloween in a big way, its traditions come from the 16th-century Britain (now Ireland, Scotland and England).
    Nowadays, this spooky season is celebrated in different countries all over the world.  Children knock on people’s doors and go trick-or-treating, asking for sweets, replacing the Celtic tradition of leaving food outside houses for the ghosts. Children also carve pumpkins (jack-o’-lantern) to scare the ghosts and other spirits. For the same reason, people w
ear scaring costumes and cover their faces with masks. Well, these days people just want to celebrate Halloween with their family, friends and neighbours and have a lot of fun!
    At our school, we also celebrated Halloween. Students decorated the main school building. With the help of the English Club, they created a Halloween booth to take memorable photos of this day. It was a huge success! Teachers and students had the opportunity to cook and taste delicious sweet and salty snacks. Fifth and sixth graders took part in a Witch Hat Contest, using their imagination to make a special hat. Congratulations to our participants and winners! 

Clube de Inglês

Imagem1.jpg

Halloween no Agrupamento

 No dia 31 de dezembro, festejou-se o Halloween e para o comemorar o Agrupamento organizou diversas atividades.
Para saber mais sobre essas atividades, dois jornalistas do mochila.com.net deslocaram-se à escola EB1/JI da Bela Vista para falar com os alunos e questioná-los sobre as atividades em que participaram. Eles estavam entusiasmados com os seus trabalhos e quiseram mostrar-nos as suas habilidades. Havia chapéus de bruxa com aranhas, várias botas, havendo uma que tinha 4 olhos e uma boca aterrorizante, morcegos, fantasmas, abóboras, monstros, desenhos de casas de bruxas; e muito mais
Todas as decorações de Halloween da escola foram criadas pelos alunos ajudados pelas suas profess
oras e animadora!
Desta atividade fazia parte um concurso de chapéus de bruxa havendo a registar muitas participações de chapéus de todas as formas e feitios.

                                                                                                                                                           Gonçalo Ribeiro e Leonardo Machado, 7º A
 

bottom of page