top of page
Tubos de ensaio

O teatro veio à escola e …trouxe saúde!

No âmbito do PES (Projeto de Educação para a Saúde) do Agrupamento, no passado dia 13 de dezembro, as minhas turmas “altamente” 7º PI e 9º C participaram numa sessão de teatro debate, sobre comportamentos aditivos, dinamizada pelo grupo de teatro Baal 17, no Âmbito do Programa de Saúde Juvenil “Cuida-te".

Na escola, quatro atores deram vida a quatro personagens que interagiram com os alunos, proporcionando momentos de grande aprendizagem. Os alunos riram do princípio ao fim e identificaram-se sempre com pelo menos uma das personagens que, no final de cada ato, interagia com a plateia, debatendo questões que se prendiam com a temática da sessão. 
De uma forma divertida, os alunos reconheceram os seus vícios, ficaram mais atentos e, certamente, mais informados sobre formas de lidar com problemáticas muito sérias. Tiveram ainda oportunidade de ficar a saber quais as respostas sociais existentes para estes assuntos no sentido de encontrarem soluções acertadas.

Os alunos adoraram e aprenderam. E os professores também! Todos queremos mais momentos como este na escola.


                                                                                                                                     Prof. Ana Paula Marques Sousa - DT 7ºPI e 9ºC

Teatreo_saúde.jpg

Clube de Astronomia - um clube ao serviço da Ciência

1ª campanha de pesquisa de asteroides deste ano letivo, no âmbito do Clube de Astronomia, foi um sucesso! 
Participaram os alunos Rodrigo Rocha do 7ºD e Estrela Silva, Gonçalo Seixas, Joana Sousa, Leandro Pinto, Leonor Carvalho, do 8ºB. Em conjunto, estes alunos conseguiram cinco deteções preliminares de astero
ides confirmadas pelo IASC (International Astronomical Search Colaboration). Aguardamos ansiosamente que estas deteções passem a provisórias!
Iniciou-se já nova campanha a 18 de novembro. Já contamos com mais cientistas cidadãos a colaborar neste trabalho voluntário internacional de defesa do nosso planeta: Iago Silva e Gonçalo Ribeiro do 7ºA, Bernardo Machado e Tiago Paiva do 8ºB e Germana Bunga e Catarina Fernandes do 8ºC.

O trabalho de um cientista requer paciência, concentração, responsabilidade e perseverança. As imagens que os nossos alunos analisam, com a ajuda do programa Astrometrica, são-nos enviadas pelo Observatório Astronómico Pan-STARRS (Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System), no Havai. Este Observatório tem por objetivo mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam apresentar risco de colisão com a Terra.
Ninguém mais recebe estas imagens, pelo que temos o compromisso de as analisar corretamente. Participam nestas campanhas países de todo o mundo, desde a India, Nepal, China, Sri Lanka, Polónia, Bulgária, Turquia, Ilhas Canárias, USA, Emirados Árabes Unidos, Moçambique, Rússia, Brasil, Venezuela, Colômbia….
Se quiseres vir “caçar asteroides” connosco, inscreve-te!

                                                                                                                                                                     Clube de Astronomia

Imagem1.png
bottom of page