top of page
acessórios

NATAL NA ESCOLA


Porque sempre acontece, o Natal aconteceu!
A escola engalanou-se e ficou mais linda do que nunca!
Apesar das decorações desaparecerem, esperamos que o espírito natalício permaneça por todo o ano e não só
nesta época.
 

“Natal, Natal (diziam). E acontecia.
Como se fosse na palavra a rosa brava
acontecia.
E era Dezembro que floria..” 
Manuel Alegre

Festa de Natal na EB de Sta. Bárbara

   O Natal é uma das datas mais celebradas em Portugal, assim como os demais países de tradição católica-cristã. Nesta época, reúnem-se os membros da família para celebrar o nascimento de Jesus.
   Também na nossa escola houve reunião de toda a comunidade escolar e festejou-se o Natal. A escola ficou muito bonita com as decorações feitas pelos alunos e professores.  Mas no dia 16, houve uma festa com muita
alegria. Nesse dia, na nossa escola, celebramos o Natal com muitas canções e danças. Os alunos cantaram e dançaram ao som de músicas de Natal e, no final, houve uma surpresa: os professores também dançaram para nós!
Foi uma festa muito bonita para terminar um período letivo em grande! 

                                                                                                                                                                                        Estrela Silva, 8ºB

Workshop de danças orientais

No dia 14 de dezembro, no âmbito da Articulação e Flexibilidade Curricular, as disciplinas de Português e Educação Física realizaram um workshop de Danças Orientais no âmbito da obra literária “Ali Babá e os Quarenta Ladrões”. 

Workshop Danças Orientais.png

As estrelas brilham sempre: Missão Make-A-Wish


As estrelas brilham sempre, um sonho torna-se realidade. As nossas crianças são as fiéis portadoras das estrelas, são a vida em formato de firmamento. São elas que alimentam sonhos que se concretizam com a ajuda da sua inocência e com genuína tenacidade da Missão Make-A-Wish que torna possível a concretização dos mais puros sonhos de crianças, para quem um desejo realizado é um momento de vida e de esperança. 
A todas elas queremos chegar! De criança para criança, de estrela para estrela, aqui estamos nós. Porque a felicidade dos outros é a mais nobre forma de sermos igualmente felizes.

Obrigada aos voluntários do GAAF por ajudarem cada uma destas estrelas a brilhar ainda mais!
Obrigada Make-A-Wish! 

                                                                                                                                                                                                           GAAF

Make_wish_imagem.png

Corta-mato escolar

No dia 30 de novembro de 2022, realizou-se a nossa prova de Corta-mato escolar com a participação de 160 alunos. A chuva marcou presença durante toda a manhã, o que fez com que apenas 66% dos inscritos participasse. De qualquer forma, quem decidiu correr à chuva mostrou a sua garra, dando o seu melhor, apesar do ar frio que se fez sentir. Estão todos de parabéns! 
Os classificados nos três primeiros lugares foram:

Corta-Mato escolar (1).png

No fim da prova, teve lugar, no ginásio, a cerimónia de entrega de medalhas, as quais foram oferecidas pela nossa Associação de Pais. 
Os voluntários do GAAF foram essenciais na ajuda que prestaram aos professores de Educação Física no controlo da prova, nas várias corridas por escalão/género. 
Terminou-se a atividade, por volta das 12.45h, com o sorteio de duas bicicletas oferecidas pela Junta de Freguesia. Apenas os alunos participantes nas várias corridas estavam habilitados ao sorteio. Os sortudos foram o Gonçalo Barros do 9.º B e a Vera Rodrigues do 9.º D.
Agradecemos a todos os que tornaram possível a realização desta atividade: Direção, CMG, Junta de Freguesia, Associação de Pais, Professores dos vários departamentos, Voluntários do GAAF, Funcionários, Pingo Doce, Bombeiros e Polícia Municipal.
Para o ano haverá mais! Esperemos que, dessa vez, o Sol nos venha visitar em vez da chuva!
                                                                                                                                                                    Secção de Educação Física
                                                                                                                                                                             Prof.ª Carla Araújo

Roteiros de Escrita
Uma visita de estudo “inspiradora”

No dia 24 de novembro, os alunos que integram os “Roteiros de Escrita” do 2ºciclo (5ºA,5ºB,6ºA,6ºB,6ºC) e as professoras responsáveis pela dinamização deste atelier de escrita, Maria Augusta Coutinho e Maria Augusta Cosme, efetuaram uma visita de estudo ao Porto. Esta visita teve como objetivos facultar experiências significativas de aprendizagem que sejam geradoras de motivação para o exercício da escrita e contribuir para a formação integral do aluno, investindo no desenvolvimento das habilidades cognitivas e interesses, através de propostas didáticas estimulantes. 
Assim, nós enquanto “jornalistas” do mochila.com.net fizemos o acompanhamento desta visita, com o intuito de fazer a sua cobertura jornalística.

Com os nossos pequenos colegas, visitamos, então, dois lugares verdadeiramente inspiradores: a Casa do Infante e o World of Discoveries.

A Casa Infante, cuja construção aconteceu em 1325 e foi restaurada nos anos 90, tem este nome devido a pensar-se que foi lá que nasceu D. Henrique, o Navegador. Lá, vimos vestígios de azulejos romanos que só foram encontrados quando a casa foi reconstruída. Soubemos ainda que os pavimentos em mosaico apontam ter sido ainda a habitação ou palacete de um cidadão rico no período romano.

Aqui, foi muito interessante constatar “in loco”, juntamente com os nossos colegas, os ensinamentos que adquirimos, mas não menos interessante foi ver a reação dos nossos pequenos colegas perante as informações que iam recebendo e tudo que iam vendo (nós também estávamos deslumbrados!). 


No World of Discoveries - Interactive Digital Exhibition foi o auge da visita. É um espaço dedicado aos Descobrimentos portugueses, cujas instalações ficam no interior dos antigos armazéns da Real Companhia Velha, em Miragaia (no centro histórico do Porto). Aqui, embarcamos na fantástica odisseia dos navegadores portugueses que cruzaram oceanos à descoberta de um novo Mundo. Foi uma verdadeira aventura, onde pudemos aprender imenso nas salas interativas que visitamos e no passeio de barco que fizemos. Os cenários eram à escala real e até fizemos a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães! Foi uma viagem virtual que nos permitiu passar pelo Mar Tenebroso, pelo Cabo das Tormentas, por África e pelas florestas tropicais, seguindo caminho para a Índia, Timor, China, Macau, Japão e Brasil tendo “contactado” com diferentes povos e culturas.

Vimos a evolução dos barcos que navegavam para o “desconhecido”, a evolução dos mapas do mundo e o interior de um barco rumo à expansão. 
Os alunos dos “Roteiros de Escrita” estavam extremamente ansiosos e animados com a visita “pelo mar” e ficaram, certamente, com muitas experiências inspiradoras para poderem escrever “histórias” fantásticas.
Nós, os “jornalistas”, para além de alargar os nossos conhecimentos sobre vários temas, como a importância da expansão portuguesa, também viemos encantados com o que vimos e determinados para escrever, tal como devem estar os nossos pequenos colegas dos “Roteiros de Escrita”. 
Em jeito de conclusão, diremos que ficamos também ansiosos a aguardar os textos que irão ser produzidos pelos nossos pequenos colegas, esperando vê-los publicados no nosso mochila.com.net.

                                                                                                                                                 Joana Sousa e Bernardo Machado, 8ºB.

Entrevista sobre a Semana da Alimentação

por Tomás Barbosa e Rafael Faria - 7ºA

A professora Fátima Correia, coordenadora do PES do Agrupamento, concedeu-nos esta entrevista que se revelou muito esclarecedora para a nossa comunidade escolar.

O que é ser professora PES?
Ser professora PES é
responsabilizar-se pelas ações relativas à saúde, aqui, no nosso Agrupamento. Sou professora do PES, porque fui convidada pela Direção, uma vez que, a professora que estava anteriormente no cargo saiu e tinha de haver uma pessoa que coordenasse o projeto. Então, acharam que eu poderia ser uma mais-valia, dado já ter alguma experiência neste projeto.
Porque é que se realiza a semana e o Dia Mundial da Alimentação, no Agrupamento?  
Porque, como vocês sabem, o projeto PES é um Projeto de Educação para a Saúde. Logo, sendo a alimentação um dos aspetos mais importantes para a saúde do ser humano, educar par
a uma alimentação saudável, criar hábitos salutares que se se refletem no nosso bem-estar é uma missão do PES.
O Recanto realiza a semana da alimentação em todas as escolas do Agrupamento?
Sim, sempre em todo o Agrupamento, havendo até atividades comuns.

Qual é a importância desta atividade?
A importância é sensibilizar a comunidade educativa para a alimentação saudável. E vocês, como alunos, devem levar esta mensagem para casa, por exemplo, utilizar menos açúcar, utilizar menos sal, utilizar menos fritos e comer mais sopa.

Quais são as atividades desenvolvidas no âmbito da semana da alimentação?
As atividades são muitas, nomeadamente, a que nós fizemos este ano. Procuramos sensibilizar toda a comunidade escolar, através de diferentes vias (cartazes, site do Agrupamento, DT’s). Também em colaboração com a Direção, oferecemos um lanche saudável - meio pão com manteiga de amendoim ou com compota, ou com queijo light e ainda um sumo. Para além disso, na cantina, havia uma tisana de frutos feita com água corrente com sabores diferentes: ananás, laranja, limão. Nas EB1 e JI, ofereceram ainda aos meninos espetadas de frutos.


 

Os princípios da

Alimentação

saudável

                  Entrevista com aromas e sabores...
No âmbito da AFC, a professora Elsa foi entrevistada pelos alunos do 6.ºC. Foi uma conversa aromatizada com muito interesse, que nos soube a pouco...

Martim: Como surgiu a ideia de criar este clube?
PE: Eu, desde sempre, gostei muito de cozinhar, principalmente de experimentar coisas novas. Há dois anos, a diretora da escola - a professora Suzana – lançou-me este desafio. Eu já tinh
a dinamizado um clube deste género, há muitos, muitos anos, em 2003. Imaginem há quanto tempo foi! Entretanto, por várias razões, ele deixou de existir. Desde o ano passado, ele voltou a funcionar e irá envolver os alunos.
David: Como é que se chama o clube?

PE: O clube chama-se “Aromas e sabores”, que é o que a cozinha tem de melhor.
Yara R.: O que é que se faz no clube?
PE: Neste momento, o clube prepara algumas refeições para os professores às terças, quartas e quintas-feiras. Volta e meia, fazemos algumas surpresas: um bolinho para o café da manhã e vocês vão ser os primeiros a saber, mas não podem dizer nada: vai haver uma surpresa no Halloween!
Alunos: (Em coro) Uhmmmmm!
PE: Já colaborámos com a “Semana da Alimentação”. Já agora, gostaram das sanduíches?
Alunos: (Em coro) Siiiiiim!
PE: Foi o clube que sugeriu que as nossas sanduíches fossem diferentes: com manteiga de amendoim, compota e queijo creme. Gostaram de as ver no bufete?
Alunos: (Em coro) Siiiiim!
David: Foi bom para variar da manteiga, do queijo e do fiambre.
PE: Exato. Sabem que a compota não tinha açúcar? Para os alunos a poderem comer na escola, ela não pode ter açúcar.
Alícia: Onde se realiza o clube?
PE: Na sala C13.
Mara: Quantos alunos podem participar?
PE: Não podem ser muitos porque a cozinha é pequena. Para conseguirmos trabalhar bem, só lá cabemos quatro ou cinco pessoas. Não havendo assim tanta capacidade, eu vou tentando dinamizar algumas atividades, como a nossa de hoje, para que mais alunos possam participar.
Beatriz: Como podemos aderir ao clube?
PE: Como eu acabei de dizer, para mim é difícil ter um grupo de alunos fixo quando, só das minhas turmas eu tenho mais de vinte interessados... Portanto, eu vou procurando fazer atividades para as quais  possa convidar diferentes alunos a colaborarem comigo.
PC: Depois, nós vamos pensar noutra atividade para propormos ao clube!...(Risos)
PE: Exatamente! Agora, vai ser o “Halloween”. Depois, vamos tentar preparar alguma coisa para o dia de Ação de Graças. Falem com a professora Cláudia.
PC: Sim, vamos celebrar o “Thanksgiving”. Com toda a certeza irão surgir novas oportunidades de trabalho.
PE: Também vem aí o S. Martinho, o Natal... Estejam atentos! Eu já vi que vocês têm a segunda-feira, à tarde, livre... temos que combinar. Querem fazer mais alguma pergunta?
Francisca: Não! Agora, queremos fazer o doce de abóbora! (risos)
PE: Então, vamos a issso?
Yara C: Em nome da turma, muito obrigada pela entrevista, professora Elsa!

Participação nas 1ª Olimpíadas da cidadania CMG

Disciplina: Cidadania e Desenvolvimento


No dia 23 de novembro, os nossos alunos de 5º ano participaram nas 1ª Olimpíadas de Cidadania, no Multiusos de Gondomar, iniciativa inserida no âmbito do Roteiro pela Igualdade do Município de Gondomar e promovida pela divisão de Cidadania e Participação da CMG.
Esta iniciativa contou com a participação de todos os alun@s do 5.º ano de escolaridade do
município e proporcionou a todos os alunos oficinas e atividades em diversas temáticas, como a Igualdade, Voluntariado, Cidadania, Tolerância, Literacia Financeira, Saúde, Economia Circular, entre outras.
O nosso Agrupamento esteve presente com as suas 4 turmas (85 alun@s), divididos por quatro equipas:  5ºA - Equipa “Saúde”; 5ºB - Equipa “Amor”; 5ºC - Equipa “Cidadania TOP”; 5ºD - Equipa “TAC: Turma Altamente Cidadã”.
Foi uma manhã muito divertida, durante a qual todos tiveram oportunidade de realizar atividades dinâmicas e lúdicas, ajudando a promover competências, conhecimentos e valores. 

                                                                                                                                                                                                              Equipas do 5º ano

O GAAF e o Natal Solidário
Entrevista à profª Eduarda Pontífice (Coordenadora do GAAF)

Por Joana Sousa, Leonor Carvalho e Estrela Silva (8ºB)


Nas duas últimas semanas de aulas, realizou-se, na Escola Básica de Santa Bárbara, o Natal Solidário.
O Natal Solidário é uma ação de solidariedade social, que ajuda famílias carentes. A coordenadora do GAAF, profª Eduarda Pontífice (E.P), deu esta entrevista ao Jornal Escolar mochila.com.net (J.E.M) para ficarmos a conhecer melhor esta iniciativa que é uma ação com bastante tradição na nossa escola.

J.E.M - Quando decorreu esta atividade? 
Eduarda Pontífice - Decorreu nas duas últimas semanas de aulas.
J.E.M - Os voluntários já participam nesta iniciativa há muito?
E.P. - Sim, nós fazemos o Natal Solidário desde 2007. A primeira atividade do GAAF foi esta. Criamos o grupo dos voluntários do GAAF em 2006/2007.
J.E.M - A quem se destina?
E.P.- Destina-se às famílias mais carenciadas do Agrupamento. Inicialmente, os diretores de turma, os professores do primeiro ciclo e os educadores sinalizavam as famílias e nós tentávamos adquirir o máximo de géneros. Na altura, tínhamos sempre uns patrocinadores (pessoas/entidades parceiras que nos ajudavam). Depois, nós comprávamos os géneros e oferecíamos os cabazes na escola.  
Assim, todos os anos, tínhamos muitos cabazes para distribuir, só que, a certa altura, começamos a pensar que deveríamos fazer isso de outra forma e alterámos a dinâmica.  Então, fizemos uma parceria com as Conferências Vicentinas, entregávamos os géneros às conferências e elas é que, com o conhecimento que têm das famílias mais carenciadas de Fânzeres, faziam essa gestão. Esta mudança de dinâmica também se deveu ao facto de deixamos de ter patrocinadores porque a situação do país se alterou e estes patrocínios começaram a diminuir.  
J.E.M - Os voluntários GAAF colaboram nesta iniciativa?
E.P - Colaboram, mas, antes da pandemia, a colaboração era maior. 
A partir do próximo ano, vamos colocar os voluntários a ir novamente às escolas para contactar com todas as turmas, fazendo a divulgação da ação. Retraímos um pouco na altura da pandemia para evitar que os alunos saíssem, andassem de uma escola para a outra, devido às restrições que as regras de convivência impunham. Mas agora, já estamos em condições para retomar o processo que habitualmente fazíamos e que tinha mais impacto.
J.E.M - Qual é o papel destes voluntários?
E.P. – Essencialmente, na divulgação e depois na organização dos géneros. O responsável pelas Conferências Vicentinas veio à escola no dia 20 de dezembro de manhã, para recolher os géneros e, nesta recolha, há sempre a ajuda dos voluntários. 

J.E.M - O que recolhem vai para que região ou para que instituição?
E.P- Vai mesmo para as Conferências Vicentinas da nossa freguesia de Fânzeres.
J.E.M - Este tipo de iniciativa - de recolha de géneros - só se realiza na altura do Natal ou em outras épocas do ano?
E.P- Fazemos também, no início do terceiro período, a recolha de produtos de higiene para o lar.
J.E.M – Obrigada, profª pela entrevista e pela iniciativa.
Se pudermos ajudar quem necessita é a melhor ação que podemos praticar, pois contribuirmos comum puco do tanto que temos para dar, faremos certamente a diferença. 
O Natal solidário é um exemplo do que a nossa comunidade educativa faz e sem dúvida é uma excelente ajuda para as famílias mais carenciadas da nossa freguesia.

O GAAF SEMPRE AO LADO DO… BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME 

A campanha decorreu no fim de semana de 26 e 27 de novembro. Consistiu na recolha de alimentos, promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome. Esta ação solidária, bem conhecida dos portugueses, envolveu dezenas de milhares de voluntários que estiveram presentes nos supermercados de norte a sul do país para proceder à recolha de bens alimentares. Constitui uma enorme ajuda para mais de 400 mil pessoas, não só para que possam ter um Natal mais feliz, mas para que, acima de tudo, possam alimentar-se de forma mais digna no dia-a-dia.  Em grupos de quatro alunos que se foram rendendo ao longo de domingo, 27 de dezembro, os alunos voluntários do GAAF juntaram-se aos voluntários que a nível nacional ajudaram na concretização desta campanha, de sorriso aberto, sabendo que a recompensa seria o sentimento de solidariedade que enriquece o coração de quem abraça causas solidárias. As imagens refletem esta ação. Revelam o total empenho destes jovens que cumpriram esta missão com grande alegria, mas com uma total entrega e sentido de solidariedade. Esta é a verdadeira cidadania ativa. Um agradecimento do GAAF a todos estes jovens e respetivos encarregados de educação bem como aos tutores do GAAF que mostraram a sua disponibilidade para que esta ação fosse concretizada com sucesso. 

                                                                                                                                                                        Francisca Moreira  - 7ºB

Banco_alimentar.jpg

SEMANA DO VOLUNTARIADO
Uma iniciativa do GAAF

Na semana de 14 a 18 de novembro, comemorou-se a “Semana do Voluntariado”. Neste âmbito, o GAAF planificou uma atividade que foi desenvolvida em aulas de Cidadania ou ADT. O GAAF articulou com os Diretores de Turma e professores de Cidadania para a concretização da mesma.
Teve como objetivo, ajudar o aluno a relacionar-se melhor com os outros e estabelecer relações empáticas.
Na base deste trabalho esteve o texto “Palavras cinzentas e palavras cor-de-rosa” que foi analisado de acordo co
m a planificação disponibilizada aos Diretores de Turma. Os alunos, distribuídos por grupos, perceberam que as palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação, pois têm um grande poder, sendo capazes de motivar, emocionar, alegrar, aproximar ou, pelo contrário, dececionar e magoar. Como tarefa final, os alunos, após tomarem conhecimento de todas as palavras ou expressões positivas registadas nos diferentes grupos, elegeram três que registaram em balões de fala. 
No Pavilhão A, decorrida a semana, o GAAF montou a exposição final, onde estiveram patentes palavras bonitas que encheram de alegria e bem-estar o coração de quem as leu. 
Terminamos com a máxima que foi alvo de reflexão nas turmas: 

“Talvez te esqueças, amanhã, das palavras bonitas que disseste, mas a pessoa que as ouviu, vai lembrá-las toda a vida.”

                                                                                                                                                                             Francisca Moreira, 7.ºB
 

Semana_voluntariado.jpg

7º PI visita a EB1 da Bela Vista
Uma experiência emotiva


No âmbito da disciplina Comunicação e Rádio Escolar em colaboração com outras disciplinas,  a nossa turma, o 7ºPI, realizou uma visita de estudo, no dia 19 de outubro de 2022, à escola EB1 da Bela Vista, onde entrevistou os alunos das turmas da professora Eugénia e da educadora Maria José.
O nosso objetivo foi entrevistar os alunos para depois, a partir das entrevistas, produzir um programa de rádio
sobre emoções.
Esta saída foi muito divertida e interessante, matamos saudades da nossa antiga escola e estivemos no papel de entrevistadores pela primeira vez. Os meninos e as meninas foram muito queridos e, apesar de inicialmente revelarem alguma vergonha, responderam às nossas perguntas sempre com um enorme sorriso!
Gostamos muito de ir lá e queremos voltar para mais entrevistas ou outro material jornalístico que nos ajudem para melhorar os nossos programas de rádio.

                                                                                                                                                    Notícia coletiva 7º PI

Foto desporto escolar (2).jpg
Foto desporto escolar.jpg

DESPORTO ESCOLAR EM AÇÃO

    A secção de Educação Física deu a conhecer a todos os alunos da escola sede do agrupamento de escolas Santa Bárbara, no dia 12 de outubro, as várias modalidades disponíveis, no âmbito do desporto escolar.
Através da exibição das modalidades de dança, vo
leibol, badminton, tiro ao arco e futsal, os docentes de Educação Física pretenderam atrair mais jovens para a prática do desporto. Alguns alunos tiveram oportunidade de experimentar a modalidade pretendida. 
A frequência destas atividades está sujeita a inscrição.

 

Rafaela Gonçalves, Francisca Moreira, 7.ºB

bottom of page