top of page
Banner_AESB_03.png
Mochila_com_net (1).png

Editorial


Vivemos na era da informação, com destaque para a informação digital, pois ninguém prescinde de estar ao corrente do que se passa ao seu redor e no mundo.
Assim, a educação na era digital exige um novo olhar, uma nova postura e medidas que atendam às necessidades do indivíduo e da sociedade. O nosso Agrupamento foi acompanhando esta evolução tecnológica e social, procurando sempre aproximar-se dos interesses da sua comunidade educativa, especialmente, dos seus alunos. Num mundo de convergência mediática, aparece a necessidade de mobilizar um conjunto de capacidades em interação, as quais possibilitam potencializar as várias plataformas, meios e redes para os quais devemos estar “literados”, ou seja, devemos dominar as várias linguagens e os diferentes canais, onde uma parte dos seus “consumidores” deve assumir um papel ativo, crítico e consciente. É com este propósito que trabalhamos com os nossos alunos “jornalistas” para que, neste processo, adquiram conhecimentos e competências para aceder e analisar criticamente os diferentes media e comunicar de forma pertinente e criativa.
Após o sucesso da primeira edição, todos ansiavam pela segunda. Deste modo, os nossos jovens redatores, entusiasmados e empenhados em aprimorar as suas competências jornalísticas, divulgam o seu trabalho, através desta 2ª edição, novamente, dividida em quatro secções. Esta edição continua a dar visibilidade às múltiplas iniciativas do Agrupamento, a mostrar os trabalhos realizados pelos alunos no âmbito disciplinar e não disciplinar; a divulgar os eventos, as atividades, os concursos, todavia é nosso desejo que ele se torne um instrumento cívico para a discussão de temas relevantes para a nossa comunidade escolar e para a promoção de relações entre a escola e o meio envolvente. 
Sendo este o veículo de comunicação do Agrupamento, um espaço aglutinador e de encontros, desejamos que a leitura dos vários textos e a apreciação das imagens permitam a toda a comunidade educativa uma experiência única e significativa.

Boas leituras!!

                                                                                                                            
                                                                                                                              A Coordenação do mochila.com.net

2ª_edição_Equipa redatorial.jpg
2.ªedição_mapa.jpg
bottom of page