top of page
Lanternas em uma barraca

Carnaval em Montezelo

O Carnaval acontece em fevereiro ou em março, estando dependente do calendário litúrgico, celebrando-se sempre antes da Quaresma.
   O Carnaval, normalmente, envolve uma festa pública e/ou desfile combinando alguns elementos circenses, máscaras e uma festa de rua pública. As pessoas usam trajes durante muitas dessas celebrações, permitindo-lhes perder a sua individualidade quotidiana e experimentar um sentido elevado de unidade social.
A propósito dos festejos do Carnaval, o jornal mochila.com.net deslocou-se à EB1 de Montezelo para assistir às celebrações e aproveitou para falar com a professora Mónica Ribeiro para saber como é que os nossos pequenos colegas prepararam e viveram esta festividade.
A professora explicou-nos que os alunos executaram, durante as aulas de Expressões, as suas próprias máscaras que, posteriormente, serviram para usar durante um desfile e, no final, para decorar as salas. 



                                                                             Beatriz Batista, Gabriel Pereira, Maria Ribeiro, 7.º C 
 

ingl~es.jpg

Valentine’s Day is a time to celebrate love and friendship.  It’s a day of flowers, chocolate and cards decorated with hearts. Do you know the origin of this special day? 
This holiday got its name from a man named Valentine, a Roman priest who helped couples secretly get married.
   Emperor Claudius II of Rome, who reigned from the year 268 A.D. to 270 A.D., banned marriage because he thought unmarried men made better soldiers. Valentine thought this was unfair and decided to break the rules. Putting his life in danger, he continued performing marriage ceremonies in secret and hidden from the authorities. 
Unfortunately, he was caught and sent to prison. Here he fell in love with his jailer’s daughter. Before he was killed, he wrote a message on the prison wall for the woman he loved and signed “Your Valentine”. 
This year, the English Club invited the School Community (teachers and school employees) to give their opinion on love and friendship. They were asked to think about what love is and what love isn’t and they came up with very interesting and wise messages! 

Comemoração de São Valentim 
1.º Ciclo


São Valentim dá nome ao Dia dos Namorados, cuja comemoração é o dia 14 de fevereiro, data da morte de Valentim, por decapitação, no ano 270 d.C.
   Segundo consta, no reinado do imperador Cláudio II era proibido realizar casamentos, com o intuito de formar um grande e poderoso exército. No entanto, um bispo romano continuou a celebrá-los, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentim e as suas cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes, dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas, que jogaram mensagens ao bispo, estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonarem e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim, depois da condenação de morte, foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.
O jornal mochila.com.net foi entrevistar a professora Ana Paula da EB1 de Bela Vista para saber mais informações sobre as atividades desenvolvidas no âmbito deste dia.
A professora recebeu-nos com muita satisfação e deu-nos informações sobre as atividades. Assim, referiu que propôs aos alunos a elaboração de cartas de amor ou de amizade para estes as entregarem aos seus amigos. Nós conseguimos visualizar esses trabalhos, pois os mesmos encontravam-se expostos por toda a escola. Estes trabalhos coloriam as paredes das salas, havia corações por todo o lado! 
Nós esperamos que este espírito amoroso, de entrega e grande amizade por todos seja realmente um sentimento que os alunos divulguem e pratiquem, pois o amor é o melhor do mundo!

                                                                                                      Beatriz Batista, Gabriel Pereira, Maria Ribeiro, 7.º C                                                                                                                              
 

São Valentim

A comemoração do Dia de São Valentim surgiu no dia 14 de fevereiro de 1840, nos EUA. 
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa e especial em que se celebra a relação afetiva entre casais e namorados e, em alguns países, para demonstrar afeição entre amigos, utilizando a troca de cartões e de presentes. 
   Na maioria dos países, o São Valentim é comemorado no dia 14 de fevereiro, com exceção do Brasil, que celebra o Dia dos Namorados, no dia 12 de junho.
No nosso agrupamento, a data foi comemorada, nas disciplinas de Francês e de Inglês, através da escrita de mensagens de afeto / amor, nas duas línguas, com o intuito de serem partilhadas com os destinatários ou apenas afixadas, no pavilhão A, de modo a serem apreciadas por toda a comunidade educativa.


                                                                                                                Francisca Moreira; Rafaela Gonçalves, 7.º B
 

Pavilhão A.jpg

O Dia Mundial da Paz

A 8 de dezembro de 1967, o Papa Paulo VI escreveu uma carta a propor que o Dia Mundial da Paz fosse festejado a 1 de janeiro. No entanto, ele pretendia que essa data fosse celebrada por todos, independentemente da sua religião, e não apenas pelos católicos. 
Assim, propôs à humanidade que o primeiro dia de cada novo ano fosse dedicado à paz, de forma a obter uma plena adesão de todos os verdadeiros pacifistas, os “verdadeiros amigos da Paz”.
Simbologia da pomba
A pomba foi considerada o símbolo da paz, porque está associada à alegoria da pureza e é considerada a mensageira da paz. Esta ave aparece em passagens da Bíblia, no momento em que as águas recuaram na superfície da terra. Foi uma pomba branca que anunciou a Noé o fim da inundação e o regresso da calma, simbolizando, assim, a luz e a esperança. 
Sabemos que há outras interpretações relativas à simbologia da pomba, como, por exemplo, a purificação, o amor, o início de uma nova etapa de vida. 


Bernardo Vigia, 7º A

pomba.png

Fonte: Internet

bottom of page