top of page
Aula de arte

GAAF - PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA MUNICIPAL


O passado dia 3 de março fica como um marco a acrescentar aos muitos que, para nosso orgulho, sustentam, de forma muito positiva, o nosso agrupamento. Os nossos maravilhosos alunos voluntários do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família - GAAF são jovens com uma consciência cívica relevante que se manifesta nas suas muitas ações de solidariedade, sentido de partilha e entreajuda, disponibilidade sem limites. O seu trabalho de voluntariado merece, com toda a justiça, o PRÉMIO DE RECONHECIMENTO CÍVICO integrado nos PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA MUNICIPAL atribuídos pela CMG numa cerimónia que decorreu no Multiusos de Gondomar em que se reconheceu o percurso escolar e o mérito de alunos de escolas públicas e privadas do concelho de Gondomar e que teve como objetivo incentivar os jovens a desenvolver o sentido cívico, na sua vertente social de voluntariado. 
Parabéns, alunos voluntários do GAAF, sempre tão solícitos e felizes em cada ato que praticam. É que o verdadeiro voluntariado gera uma realização pessoal, um bem-estar espiritual provocado pelo prazer desinteressado de servir os outros. Em vós, sentimos tudo isso! 

GAAF.jpg

PROJETO “MIÚDOS (CIBER) SEGUROS" 
Cláudia Pascoal apresenta livro Login em EB Sta. Bárbara

No âmbito da parceria com a Gondomar CLDS 4G (Centro Social de Soutelo),  durante o 2º período desenvolveu-se em todas as turmas do 8º ano, após aprovação nas reuniões AFC das Equipas pedagógicas, o projeto “MIÚDOS (CIBER) SEGUROS", dirigido a todas as turmas de 8º ano, que visa promover boas práticas na utilização de ferramentas de comunicação; desenvolver uma maior consciência cívica na utilização das ferramentas digitais, especialmente as redes sociais; promover a adoção de comportamento que promovam a cibersegurança e previnam o ciberbullying. Esta atividade consistiu na realização de três sessões de intervenção direta na turma, por parte de técnicos especializados, terminando com a apresentação do livro Login, pela cantora Cláudia Pascoal. Refira-se ainda que cada aluno teve direito à oferta de um livro.
Considera-se que a intervenção, para além de corresponder à Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, adequou-se aos objetivos do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying definidos pelo Agrupamento.  Os alunos aderiram com interesse e satisfação, compreendendo a importância da literacia mediática para a sua formação enquanto cidadãos ativos.

 

uma conversa com a cantora Cláudia Pascoal

Entrevista ao "mochila.com.net"

No âmbito deste projeto “Miúdos Ciberseguros” e aproveitando a vinda da cantora à nossa escola, o mochila.com.net falou com a Cláudia Pascoal.

mochila - Como surgiu a ideia de criar o livro Login em parceria com a Betweien?

Cláudia Pascoal – O livro Login surge para sensibilizar os mais jovens para a utilização das plataformas digitais, consciencializando-os e informando-os não apenas sobre os seus perigos, mas também sobre as suas potencialidades. Este projeto pedagógico, em parceria com a empresa Betweien, surgiu para intervir, junto da comunidade escolar, destinado aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Ele associa-se também a outras instituições, como Municípios, Associações Juvenis, Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), entre outros, como foi o caso do que aconteceu aqui, pois tivemos o apoio do CLDS 4G, do Centro Social de Soutelo.
mochila - Sabemos que o tema das redes sociais é importante para a Claúdia. Considera que os jovens ainda estão poucos preparados para o consumo das redes sociais? 
Cláudia Pascoal – Não sei se os nossos jovens estão devidamente esclarecidos sobre a utilização das redes sociais. Sei que as utilizam muito, no entanto receio que não tenham conhecimentos suficientes para se protegerem, quando navegam na internet. Sei também que, hoje em dia, eles começam a utilizar as plataformas, cada vez mais, de uma forma precoce e massiva, expondo-se a inúmeros perigos.  Com o Login, esperamos que a utilização destas plataformas seja mais segura, consciente e informada. Afinal de contas, é possível utilizar estas ferramentas sem que a pegada digital nos prejudique. 
mochila - Nestas apresentações do Login, canta letras musicadas sobre o tema das redes sociais, tal como o fez aqui. Considera que os alunos ficam sensibilizados e alertados sobre os perigos das redes sociais? 
Cláudia Pascoal – Sim. Tal como verificaram, antes de cantar, eu referi, durante a conversa com a apresentadora, que tinha escrito as letras das canções. Aliás, foi a minha grande contribuição para este livro. Relativamente à questão sobre a sensibilização para o tema, eu e a Betweien acreditamos vivamente que os jovens que assistem e leem o livro ficam, sem sombra de dúvidas, muito sensibilizados e atentos para os perigos que têm na “ponta dos dedos”, quando fazem um pequeno clique. Queremos mesmo muito que este projeto faça toda a diferença, ao nível da vida dos jovens do nosso país, para que fiquem verdadeiramente mais seguros e tenham vivências mais tranquilas.  

mochila - Já divulgou o livro em muitas escolas?

Cláudia Pascoal - Eu e a Betweien visitamos muitas escolas do país e acreditem que somos muito bem recebidos. No entanto, quero fazer um reparo relativamente à vossa escola. Adorei esta plateia de alunos muito atentos, participativos e extremamente simpáticos.

mochila - Qual o feedback que tem tido destas sessões?
Cláudia Pascoal – Apesar do projeto ser muito recente, temos tido ótimo feedback por parte das instituições. Também tenho verificado que há alunos que me começam a seguir através das redes sociais, dizendo-me o quanto foi importante assistirem a esta apresentação e referirem que a própria dramatização feita pelo nosso ator, durante a apresentação do livro, foi muito esclarecedora.

mochila – Estamos muito gratos por ter estado connosco e nos ter proporcionado esta entrevista. Agradecemos também ter cantado para nós a sua canção candidata ao Festival da Canção 2023 da RTP, “Nasci Maria”.

Desejamos-lhe o maior sucesso!

Guilherme Ramos, Rafael Faria e Igor Gonçalves, 7º A

Associação de Estudantes 22/23

A Associação de Estudantes do EBSB tem sido uma autêntica plataforma de cidadania para os alunos que a integram. Este ano letivo, o grupo de alunos que a constitui é muito ativo, responsável e interventivo, tendo desenhado e apresentado um plano de ação (ver anexo) do qual fazem parte as promessas eleitorais feitas em benefício de todos os alunos da escola.
Assim, e para alcançar os objetivos com que se comprometeram, têm desenvolvido diversas atividades como formações, intervenções em parceria com o Gabinete de Ação Social como o “Laço Azul”; a “Caça ao ovo” para alunos do 2º ciclo, entre outras de modo a que os alunos sintam que têm na Associação de Estudantes um órgão com o qual podem contar e ser a sua voz. 

Esperemos que assim continuem, pois temos a certeza que, para muitos destes nossos alunos, esta é a primeira experiência acerca do funcionamento democrático de uma instituição, tratando-se de uma forma responsável de aprendizagem para uma participação ativa na sociedade que os rodeia.

Canguru Matemático

Na última semana de março, realizou-se a fase de apuramento do Canguru Matemático. Este concurso consiste em lançar vários desafios matemáticos realizados a alunos de todos os ciclos, nas diferentes categorias: 
Mini-Escolar - alunos 3º/4º anos 
Escolar - alunos 5º/6º anos 
Benjamim - alunos 7º/8º anos 
Cadete - alunos 9º ano 
Durante hora e meia, os alunos das várias turmas, que se voluntariaram para participar no evento, resolveram vários problemas/desafios matemáticos. 
Os objetivos deste concurso são: permitir que os alunos descubram o lado lúdico da disciplina; tentar que se divirtam a resolver questões matemáticas; estimular o gosto e o estudo pela matemática.

Rafaela e Francisca. 7ºB

icon.png

O Dia Internacional da Felicidade
Uma iniciativa do EME 

Este dia é comemorado a 20 de março para promover a felicidade das pessoas e mostrar como este sentimento é fundamental para o bem-estar no mundo. Foi em 2013 que este dia se comemorou pela primeira vez. A sua criação surge por sugestão do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias que adota como estatística oficial a "Felicidade Nacional Bruta", em vez do Produto Interno Bruto (PIB). 
Todas as pessoas procuram a felicidade uma vez que é um objetivo humano fundamental.
Os psicólogos salientam a importância da felicidade na vida das pessoas e a necessidade destas se conhecerem a si mesmas para conseguirem alcançar o bem-estar desejado. Assim, a felicidade relaciona-se não só com a personalidade, mas também com a disposição e a forma de estar das pessoas.

Os jornalistas do mochila.com.net entrevistaram a mediadora do Agrupamento, Diana Quitério, para saberem informações sobre a atividade organizada pelo Espaço Mediação Escolar (EME).
mochila.com.net: Por que razão o mês de março é o mês da felicidade? 
Mediadora: Nós organizamos, no EME, os nossos meses por temas e março é o mês da felicidade. Comemora-se em março, visto ser nesse dia, 20 de março, que se comemora o Dia Internacional da Felicidade.
mochila.com.net: A escola vai organizar algum evento no âmbito desta festividade?
Mediadora: Nós vamos fazer esta atividade em todas as escolas EB1 e na EB23.
mochila.com.net: Porque é que a mediadora Diana é a coordenadora desta atividade, mês da felicidade?
Mediadora: Eu faço a gestão e a articulação com a minha coordenadora, professora Maria do Céu, e organizamos de acordo com as temáticas as atividades que vamos fazer, portanto é um trabalho que fazemos em parceria.
mochila.com.net: Os alunos aderem à atividade? E de que forma?
Mediadora: Aqui, neste Espaço (EME), de uma maneira geral, trabalhamos com os alunos que fazem parte da mediação e depois mobilizamos os alunos mentores mediadores e coordenadores.
mochila.com.net: Quais as atividades promovidas no âmbito deste dia?
Mediadora: Nós fazemos umas atividades por sugestões de alunos e ideias que vamos encontrando e tentamos transmitir a mensagem do dia a toda a comunidade educativa. 
Para finalizar, convém referir que o Espaço de Mediação Escolar voltou, como vem sendo hábito, a assinalar a iniciativa #marçomêsdafelicidade. Este ano, pela primeira vez, contou com os alunos Ubuntu para a dinamização de jogos colaborativos nos recreios das EB1 e JI, e com a distribuição de Vitaminas Emocionais, na EB de Santa Bárbara, aos docentes e não docentes.

  
                                                                   Martim Madureira, 7.º A; Lisandro Rocha, 7.º A; Tomás Barbosa, 7.º A

 

Projeto Miúdos a Votos

     Durante o 1º período de atividades letivas, os alunos dos 3º e 4º anos das EB1 de Montezelo e da Bela Vista aceitaram participar no processo de seleção, leitura e divulgação de livros de acordo com as regras estabelecidas pela equipa do Projeto “Miúdos a Votos”. Depois de terem selecionado e lido obras existentes nas Bibliotecas escolares do Agrupamento, os alunos envolvidos no projeto participaram na escolha, a nível nacional, dos livros a serem votados em todas as escolas envolvidas, através do preenchimento de um formulário divulgado no site da revista “Visão Júnior”. Assim que foi divulgada a lista dos livros passíveis de votação, os alunos formaram grupos de trabalho, adotando cada grupo um livro para ler e divulgar. As equipas deram, então, início a processos de trabalho que culminaram em sessões de apresentação de livros para votação. 
No dia 2 de março, foi organizada, na EB1 de Montezelo, uma sessão de apresentação de livros, tendo sido divulgados os seguintes: Não abras este livro de Andy Lee; O coelhinho branco de António Torrado; As aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi; O Cuquedo de Clara Cunha; Trincas, o monstro das cores de Anna Lennas; A girafa que comia estrelas de José Eduardo Agualusa; A maior flor do mundo de José Saramago; O elefante cor-de-rosa de Luísa Dacosta; O lápis mágico da Malala de
Malala Yousafzai; Os animais estavam zangados de William Wondriska. Na referida sessão, os alunos apresentaram cartazes e sínteses narrativas das obras escolhidas, tendo sido efetuadas pequenas representações, danças e declamações. No final da sessão de apresentação, os alunos ofereceram a todos os presentes pequenas lembranças alusivas aos seus livros preferidos. 
A votação ocorreu no dia 7 de março. Os livros mais votados foram os seguintes: Não abras este livro de Andy Lee e O Cuquedo de Clara Cunha. O resultado da eleição foi enviado para a equipa nacional do Projeto “Miúdos a Votos”, que validou o processo eleitoral. Os responsáveis pelo projeto divulgarão os resultados alcançados a nível nacional, num evento a realizar durante os meses de maio/junho, em data a ser divulgada. 

 

Assembleias de representantes de turma
- A voz dos alunos -

A Associação de Estudantes da EB Sta. Bárbara, associada ao Espaço de Mediação Educativa (EME), efetuou ao longo do 2º período, duas reuniões (14 de fevereiro e 21 de março) com todos os representantes das turmas e cuja participação tem sido muito satisfatória.
Com o intuito de representar os alunos e defender os seus interesses, de promover a sua formação cívica e cultural, estas assembleias têm favorecido a participação dos alunos na discussão dos problemas da sua escola e na afirmação de uma cultura de participação democrática.
Dar voz aos alunos, ouvir e considerar as suas opiniões e sugestões tem sido fundamental para enriquecer o dia a dia escolar.
Finalmente, refira-se que estas assembleias têm dado espaço de intervenção/ação a todos os alunos representantes que nelas participam no sentido de serem ouvidos pelos seus pares, os quais fazem chegar as sugestões à Direção para que cada um seja, verdadeiramente, escutado.

SEMANA UBUNTU

De 30 de janeiro a 3 de fevereiro, decorreu a 1ª Semana Ubuntu do AE Santa Bárbara, na qual participaram dezasseis alunos das diferentes turmas do 7º ano, os quais estiveram envolvidos em atividades cooperativas e dinâmicas de grupo, relacionadas com o autoconhecimento, a autoestima, a resiliência, a empatia e o serviço. Durante esta semana, a academia de líderes Ubuntu deslocou um técnico à nossa escola para fazer uma formação para os futuros líderes Ubuntu.
Ao longo da formação, os participantes refletiram sobre as suas capacidades e vidas pessoais, com dinâmicas que não podem ser mencionadas neste jornal, dada a confidencialidade exigida.
Se algum dos nossos leitores pretender saber mais sobre esta academia (o que nós aconselhamos), poderá sempre procurar mais informações sobre as Academias UBUNTU.

Tomás Moreira, Leonardo. Turma 7ºA.
 

Entrevista a Joana Sousa – participante no corta mato distrital

O Corta-Mato é uma atividade escolar, na qual os alunos de todos os ciclos podem participar. Consiste numa corrida entre alunos da mesma idade e do mesmo sexo, cujo vencedor passa para a fase seguinte, aumentando o nível de dificuldade (metros a correr). 

A nossa entrevistada de hoje é a Joana Sousa, uma aluna do 8º B.

mochila.com.net – Quando decorreu o corta-mato?
Joana - O corta-mato teve lugar no dia 27 de janeiro.
mochila.com.net - Sabemos que esta foi a fase do distrito do Porto. Onde ocorreu?
Joana – Em Santo Tirso, no Parque Urbano Sara Moreira.
mochila.com.net - Os alunos que passaram nesta fase foram selecionados para a fase seguinte? Se sim, onde decorreu essa prova?

Joana – Passaram os três alunos que fizeram o melhor tempo, isto é, aqueles que estiveram no pódio. Estes foram selecionados para a fase Nacional, que deverá ocorrer em Lisboa.
mochila.com.net - Com quantas alunas competiste?
Joana - Não me recordo do número exato, mas penso que éramos por volta de 200 raparigas.
mochila.com.net - Gostaste da experiência?
Joana - Sim, gostei muito, pois estas oportunidades não aparecem todos os dias. Diverti-me bastante e tive o apoio incondicional dos meus pais.

 

Concurso Masterchef em Santa Bárbara
Projeto Inovador – 7º PI

    No dia 12 de janeiro, na Escola Básica de Santa Bárbara, na sala C15, entre as 10h e as 11:30h, decorreu o concurso “Masterchef pequenos-almoços saudáveis”, levado a cabo pelos alunos do 7º ano, turma PI.
   A atividade surgiu no âmbito do DAC (Domínio e Autonomia Curricular) - “BE(E) Altamente é ser saudável” e envolveu discentes e seus encarregados de educação/ familiares, professores, a psicóloga,  Dra. Patrícia Silva e a mediadora, Dra. Diana Quitério.
   À hora marcada, as equipas concorrentes, compostas por alunos e respetivos familiares, vestidos a rigor com os apetrechos e ingredientes necessários, deram início às suas tarefas.
Um júri, do qual fizeram parte alguns professores da turma, dois alunos do 9º C, a Psicóloga e a Mediadora, após a prova das várias propostas apresentadas, deu o veredito final, sendo consensual a atribuição de dois prémios às equipas dos alunos Leonardo Santos / Jéssica Pádua e Flávio Silva / Márcio Neves, que tiveram a colaboração de dois encarregados de educação.

Turma 7PI

Presentes com Patas
Cidadania e Desenvolvimento

No início do mês de dezembro, a turma do 8.º A iniciou uma recolha de alimentos e de outros bens (produtos de limpeza, jornais, areia de gato) para ajudar a Associação “Vivanimal”, dando continuidade a uma atividade iniciada por esta turma, quando eram alunos do 6.ºC.
Foram realizadas diversas iniciativas até à entrega dos bens, no dia 20 de janeiro. Os alunos procederam a ações de sensibilização junto das várias turmas da escola, bem como à montagem, organização e arrumação da banca de recolha.
O 8.ºA e a “Vivanimal” agradecem a todos os que de alguma forma ajudaram “os nossos meninos”.
 

 

Vivanimal.jpg

Fonte: Internet

bottom of page