top of page
Laboratório

Pequenos gestos que salvam vidas!
“A ambulância vai à escola”


Os procedimentos de deteção de ausência de sinais de ventilação e de circulação numa pessoa e de acionamento do sistema integrado de emergência médica devem ser conhecidos por todos os cidadãos, para atuarem devidamente, caso seja necessário.
Saber avaliar o estado de consciência, avaliar a ventilação e a circulação são procedimentos que podem salvar vidas. Neste sentido, uma equipa técnica da Delegação Gondomar Valongo da Cruz Vermelha Portuguesa, em parceria com a equipa CLDS 4G (Centro Social de Soutelo) veio à nossa escola e desenvolveu, junto dos alunos do 5º ano, uma sessão subordinada a este tema.
Num diálogo muito participativo, os técnicos de saúde foram encaminhando os alunos para a importância de cada um saber ajudar, corretamente, um familiar, um amigo ou um desconhecido, que possa ter uma paragem cardiorrespiratória.
Assim, o Suporte Básico de Vida (SBV) foi exemplificado aos alunos, os quais, posteriormente, exercitaram a técnica através de voluntários da plateia. 
Com esta atitude pretende-se aumentar, substancialmente, a probabilidade de sobrevivência de uma vítima, quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca.


Prof.ª Luísa Torres

12.jpg
bottom of page